sábado, 28 de janeiro de 2012

O branquinho nada básico!

Olá leitoras e leitores queridos!

Chegou o tão sonhado dia de experimentar vestidos de noiva e escolher qual será o meu traje num dos dias mais felizes da minha vida!!!

Mas porque tanto alarde em cima desse assunto? Bom, existem vários motivos e eu não vou falar de todos, mas os meus motivos são:
1- é um sonho de menina que se tornará realidade (sim, eu sou romântica e boba quando falo em casamento, rsrs);
2- Modéstia à parte, a noiva é o centro das atenções, portanto, o vestido deve ser o mais lindo e o mais especial de todos e;3- Sempre que olhar o meu álbum de casamento quero sentir que fiz a escolha certa do vestido.

Tá bom ou quer mais?

Já a algum tempo e nos dias atuais, especialmente, existem diversos modelos, tecidos, cortes, bordados, rendas e cores de vestidos de noivas. Sim! Cores!
Mas vocês podem se perguntar: "o vestido de noiva não deve ser branco, representando a pureza?" Bom...não necessariamente. Os tons pastéis, detalhes com cores mais fortes e o famoso "off white" são cada vez mais usados nas cerimônias.

Para mim não existe nada como o lindo e clássico vestido de noiva branco. Portanto, fui procurar de onde surgiu a ideia que vestido de noiva deve ser branco! Segue trecho do texto publicado no site: www.casamentoclick.com:

"Na Roma antiga, os vestidos de noiva eram um elemento central no ritual religioso e, no Egito, o branco era a cor base de quase todas as cerimónias. Na idade média, os bordados predominavam nos vestidos de casamento da nobreza. No entanto, foi a partir do século XIX que os vestidos de noiva ganharam significado e simbolismo.

O branco foi impulsionado pela Rainha Vitória como nova tendência, embora só se tenha popularizado a partir do século XX.
A tradição do vestido de noiva branco começou no século XIX quando a rainha Vitória escolheu um modelo de cetim branco debruado de flores de laranjeira. A tendência espalhou-se rapidamente pela nobreza e pelas mulheres de classe alta. No entanto, a maioria ainda preferia vestidos coloridos, que poderiam ser usados noutras ocasiões.

Somente na década de 20 o vestido de noiva passou a ter a conotação que conhecemos hoje e o branco passou a ser a cor padrão. A peça tornou-se símbolo da pureza e do ideal romântico do casamento. Até hoje, todos os convidados querem saber como a noiva está vestida e quem criou o seu vestido. Durante décadas, os desfiles de alta-costura terminavam com apresentação de vestidos de noiva e este era sempre o ponto alto".

E alguns marcos interessantes:

1910- começa-se a usar o branco, não como sinónimo de pureza, mas como expressão de riqueza;

1930- revive-se o estilo victoriano com mangas em balão e linhas lânguidas;

1950- a moda tinha o selo Christian Dior. O glamor, a fantasia, e o luxo desenfreado inspiraram o traje das noivas;

1960- as mini-saias estiveram na moda nupcial. Flores naturais nos longos cabelos e véus mais curtos;

1980- o traje que simbolizava a riqueza da época era o de Lady Di.

Seja qual for a explicação, o branco continua significando, para todas as ocasiões: paz, leveza, simplicidade e harmonia! Quer significado melhor?

Beijos e até a próxima,

Fafá Borges

Um comentário:

  1. Lindo...é um momento muito especial e emocionante. Ser noiva é a fase mais especial do relacionamento. São tantas emoções juntas que parece que vamos explodir. E na hora de provar o vestido...é lindo!!!

    ResponderExcluir